Durante o mês de abril, foram desenvolvidas atividades lúdicas e espontâneas pelas crianças na Creche São Francisco. Diversas temáticas foram abordadas, incluindo Páscoa, Alimentação Saudável, Dia Nacional do Livro Infantil, Cores e Cultura Indígena.
Essas temáticas envolveram diferentes tipos de atividades, como leitura de literatura infantil, música, atividades gráficas e brincadeiras. Foram explorados livros como “A cesta da Dona Maricota”, “Sítio do Pica Pau Amarelo”, “Gato Xadrez”, “Um conto de Páscoa”, “Bom dia todas as cores”, “Patinho Colorido”, “De onde Vem o Fogo”, “Pedrinho Pintor”, “O coelhinho que não era da Páscoa”, “Pedro Coelho”, “Feijão com berço de algodão”, “A menina que não gostava de fruta”, “Poemas: A pele da paisagem”, “A minha terra tupi” e “As cores da Corina”. As músicas exploradas foram “Pintinho Amarelinho”, “Sopa” (da Palavra Cantada), “Coelhinho da Páscoa”, “Os Indiozinhos” e “Eu Conheço um Jacaré”.
Nas atividades gráficas, as crianças puderam se envolver em atividades como pintura nas casquinhas de ovos, carimbo com frutas, pintura com giz de cera, brincadeiras e descoberta das frutas, representação de uma canoa com tinta guache, além de atividades como picar papel. Também foi realizada uma encenação da partilha do pão e uma atividade de plantação do feijão. Quanto às brincadeiras, as crianças participaram de jogos como “Pega Rabo”, “Corrida do Saci”, brincadeiras livres na pracinha, jogo da memória, “Bobinho”, “Amarelinha” e aproveitaram a brinquedoteca.
O tema da Páscoa foi enfocado nos contos de fadas, proporcionando uma abordagem lúdica para demonstrar o significado dos símbolos pascais. Essa iniciativa trouxe alegria e expectativa para as crianças, enfatizando a prática do amor, solidariedade e disseminação de coisas boas através dos coelhos e ovos de chocolate. Durante as atividades, foram realizadas pintura facial, confecção de coelhos e ilustração da Santa Ceia, refletindo sobre o amor ao próximo por meio da partilha do pão e suco, representando o corpo e sangue de Cristo.
Em comemoração ao “Dia do Livro”, foi incentivado o desenvolvimento da concentração, disciplina e a capacidade de lidar com as emoções retratadas na história, como o medo, tristeza, raiva e alegria. Os alunos tiveram a oportunidade de expressar seus sentimentos por meio de desenhos e brincadeiras, utilizando massinha de modelar e canetinhas. Foram exploradas as cores primárias e secundárias, explicando sua origem e por que são chamadas dessa forma, além de realizarem pinturas abstratas com tinta guache e palitos, confecção de bonecos de balão e farinha de trigo, atividades envolvendo números e quantidades, sessão de cinema com pipoca e brincadeiras ao ar livre no parquinho.
No Dia do Índio, foram proporcionadas atividades com curiosidades, como a confecção de barcos de dobradura, música e jogos pedagógicos, além de atividades de musicalização relacionadas ao tema.