Durante o mês de abril, as atividades foram conduzidas de maneira envolvente, promovendo diversão, estimulando a imaginação e fortalecendo a coordenação motora das crianças, enquanto exploravam uma variedade de recursos para enriquecer sua jornada educativa. Explorou-se uma seleção encantadora de obras de literatura infantil e não se esqueceu dos “Poemas da Minha Terra Tupi” e outras narrativas que os levaram a um universo de cores e sentimentos. A magia do cinema também esteve presente, com clássicos como “A Cigarra e a Formiga”, “A Galinha do Vizinho Bota Ovo de Ouro” e “A Lebre e a Tartaruga”. Além disso, aprenderam sobre a importância da prevenção da dengue com a Turma da Mônica, criando cartazes para espalhar essa mensagem vital.
Nas atividades corporais e musicais, exploraram o esquema corporal com atividades interativas e se divertiram com músicas como “Sopa” e “Eu Conheço um Jacaré”. Também se envolveram em uma explosão de cores e criatividade com a pintura de carimbos usando frutas e legumes. Criaram cartazes educativos e participaram de um jogo de boliche contra a dengue. Divertiram-se com palitoches musicais e exploraram a diversidade de ritmos com a caixa musical.
Encantaram-se com as aventuras do Mundo Bita e da Xuxa, mergulhando no universo mágico das cores. Cada atividade foi cuidadosamente planejada para proporcionar momentos de aprendizado, diversão e conexão entre as crianças, incentivando não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também emocional e social.
Os alunos da pré-escola tiveram um mês de atividades lúdicas e enriquecedoras. Começaram explorando as estações do ano, simbolizando cada uma delas. No inverno, por exemplo, criaram um cartaz com roupas típicas da estação. Além disso, desenvolveram habilidades de observação e registro através de atividades como diários de clima, anotando o tempo diariamente e observando as mudanças ao longo das semanas.
Para abordar as emoções de forma lúdica e envolvente, trabalharam os sentimentos de medo, raiva, tristeza e alegria. Usando massinha de modelar e canetinhas os alunos criaram rostinhos expressando essas emoções.
No campo da literatura infantil, exploraram obras como “Sítio do Pica-pau Amarelo”, “Bom Dia, Todas as Cores”, “O Monstro das Cores” e “Tarsilinha e as Cores”. Além disso, desenvolveram atividades relacionadas às cores e números, e realizaram uma campanha de conscientização contra a dengue.
Durante a homenagem ao Dia do Índio, confeccionaram barquinhos de dobradura e descobriram curiosidades sobre a cultura dos povos originários, suas tradições, costumes e contribuições para a sociedade.
Para estimular o desenvolvimento motor, as atividades integraram movimentos coordenados, como brincar com bolas, cordas, bambolês e atividades que envolveram a coordenação olho-mão. Para finalizar o período de forma descontraída, promoveram o Dia do Cinema com pipoca, assistindo ao filme “Divertidamente”.