Em agosto, nas atividades sobre o aniversário de Passo Fundo, os alunos exploraram músicas, discutiram os pontos turísticos da cidade e fizeram desenhos de um bolo de aniversário usando a técnica de mosaico com colagem. No campo da Literatura Infantil, foram trabalhadas as obras Toco e Lala e O Monstro Vai à Escola, que ajudaram as crianças a identificarem e expressarem sentimentos, utilizando palitoches e bonecos para enriquecer as contações de histórias. Para o Dia dos Pais, confeccionaram cartões e certificados de “Melhor Papai”.
Durante as atividades de Folclore, as lendas populares da Iara, Curupira, Boitatá, Saci e Boto Cor-de-Rosa foram exploradas com recursos como fantoches e dobraduras. Também foram realizadas brincadeiras tradicionais, como batata quente, adivinhas e dança com balões, além de atividades que estimularam a oralidade, coordenação motora e criatividade.
No campo da matemática, as crianças traçaram números e participaram de atividades criativas com pintura. Para o desenvolvimento social e da identidade, foi realizada uma roda de conversa, e atividades como contornos corporais e crachás com os nomes reforçaram o autoconhecimento e a individualidade. Na musicalização, atividades com fichas dos nomes dos alunos e brincadeiras lúdicas fortaleceram o entrosamento entre as crianças e o aprendizado de forma divertida.