Atividades do Mês JANEIRO 2025 – PROCID
Oficina de Artesanato:
As atividades começaram com a dinâmica “Super Apresentação”, onde os alunos usaram cartas com perguntas para estimular a expressão oral. Esse momento fortaleceu a participação, a autoexpressão e a construção da identidade de cada criança. Em seguida, ilustraram a parte da dinâmica que mais os marcou e compartilharam suas experiências com o grupo.
Dando continuidade, a atividade “Isto não é…/Isto é…” desafiou a criatividade ao entregar aos alunos desenhos inacabados, incentivando a observação e a reinterpretação.
Após escreverem sobre o que enxergavam, completaram as ilustrações, atribuindo novos significados.
No “Jogo do Personagem”, cada aluno criou um personagem com nome, idade e ocupação, a partir do sorteio de palavras associadas a objetos variados. As informações foram registradas em cartazes e expostas na sala. Depois, utilizando objetos como acessórios, os alunos deram vida a seus personagens em uma dinâmica interativa de improvisação teatral.
Finalizamos com uma atividade especial sobre o Tsuru, ave sagrada do Japão, símbolo de saúde e longevidade. Compartilhamos a lenda dos 100 tsurus de origami e, inspirados por essa tradição, os alunos confeccionaram seus próprios tsurus para decorar a sala, agregando um significado especial ao espaço.
Oficina de Esportes:
As atividades esportivas tiveram início com um aquecimento dinâmico e alongamentos guiados, promovendo bem-estar e autonomia.
No Basquete, os alunos trabalharam os fundamentos do passe, drible e arremesso por meio de atividades em duplas, garantindo um aprendizado progressivo e cooperativo. Já no Vôlei, a prática incluiu exercícios de toque, manchete e ataque, desenvolvidos em grupos, duplas e individualmente, permitindo uma evolução gradual das habilidades.
Após o almoço, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos em um jogo recreativo, focado na participação e no espírito de equipe, valorizando a colaboração e o aprendizado coletivo.