Durante o desenvolvimento do projeto Estações do Ano, os alunos participaram de conversas, atividades artísticas e lúdicas relacionadas ao tema. Eles exploraram a primavera com a montagem de um jardim, confeccionaram um sol com tiras de papel, brincaram com balões ao som de músicas e criaram um cartaz representando as quatro estações do ano.
Na área da literatura infantil, foi trabalhada a história “O Monstro das Cores”, que abordou as emoções de forma divertida, incentivando a exploração dos sentimentos e o reconhecimento da identidade. Também foram realizadas atividades com as cores primárias, permitindo que as crianças entendessem como essas cores se formam.
Foi promovida uma sessão de cinema com pipoca, em que assistiram ao filme “Divertidamente”. Além disso, os alunos modelaram rostinhos expressando sentimentos com massinha, enquanto trabalhavam noções de número e quantidade. Um quebra-cabeça das emoções também foi confeccionado para reforçar o conteúdo.
A história “A Tarsilinha e as Cores” foi utilizada de forma lúdica para despertar a curiosidade, a imaginação e o reconhecimento das cores. Para essa atividade, utilizaram garrafas PET com água e tinta, que, ao serem agitadas, mostraram a “mágica” da mistura das cores. Também foram feitas experiências com copos e algodão para formar cores secundárias.
O Dia do Livro Infantil foi comemorado com a leitura da obra de Monteiro Lobato, “Sítio do Picapau Amarelo”, seguida da produção de um desenho da Emília utilizando tinta guache.
O tema da Páscoa foi introduzido por meio da história “A Morte e Ressurreição de Jesus”. As crianças participaram da brincadeira Salto do Coelhinho, desenvolvendo a coordenação motora, e da atividade Coelhinho Sai da Toca. No Jogo das Formas Geométricas, confeccionado no tapete, os alunos pularam até alcançar a forma correta. Também houve reprodução das formas geométricas com massinha de modelar, o quadrado com palitos de picolé, além de brincadeiras de associação e identificação de cores e formas de objetos do cotidiano.
Durante a atividade de Páscoa, foi feita a pintura e colagem de algodão no coelho, leitura da literatura “A Páscoa no Galinheiro”, e confecção de máscaras de coelho e lembrancinhas temáticas. Na abordagem das formas geométricas, os alunos contornaram o círculo com pedaços de EVA, criaram o triângulo com palitos de picolé colorido de vermelho, e o retângulo colorido de rosa, também com palitos. Também realizaram desenhos com carimbos de diferentes formas geométricas.
Por fim, foi exibido um vídeo animado sobre o Descobrimento do Brasil, seguido de um desenho da caravela.
