O ano letivo teve início com uma série de atividades lúdicas que visavam, principalmente, a adaptação dos alunos e a criação de um ambiente acolhedor e propício à socialização. O principal objetivo dessa iniciativa foi estabelecer laços sólidos de segurança, confiança e colaboração entre a família e a instituição educacional.
Os pequenos foram encorajados a explorar uma variedade de brinquedos, como balanços, motocas e casinhas, e participaram de atividades recreativas, como bolhas de sabão e balões, incentivando tanto o brincar livre como o orientado e integrando-os à sua nova rotina escolar.
Durante as sessões de jogos, a professora organizou cuidadosamente os espaços, disponibilizando materiais para que os alunos pudessem explorar, montar, observar e criar. Essa abordagem contribuiu significativamente para o desenvolvimento da coordenação motora fina, grossa e visomotora, ao mesmo tempo em que estimulava o raciocínio lógico e a concentração. Além disso, a proposta incluiu a prática de movimentos, proporcionando aos alunos noções fundamentais de equilíbrio, espaço, forma, cor e ritmo musical.
A jornada na pré-escola teve início em um ambiente descontraído e acolhedor, onde cada criança encontrou seu espaço particular. Atividades cativantes e divertidas proporcionaram momentos de alegria e adaptação. A transição para a rotina escolar foi suave, incentivando a autonomia e o conforto das crianças no novo ambiente.
O projeto “Identidade” deu início às atividades, com a criação de crachás personalizados, o uso de letras móveis e melodias contagiantes. A decoração da primeira letra do nome com bolinhas de papel crepom estimulou a criatividade e a coordenação motora.
Contos encantadores transportaram as crianças para mundos mágicos, enquanto a exploração do mundo animal por meio de brincadeiras de imitação despertou a curiosidade e a imaginação. Cantigas tradicionais embalaram momentos de descontração e união, e a expressão da criatividade em pinturas com elementos naturais permitiu que as crianças explorassem suas habilidades artísticas. Mímicas e danças ao ritmo da música promoveram a interação e a alegria.
Atividades como estátua dança com Zumba Kids, dança das cadeiras, brincadeira das bolinhas na cabeça e a dinâmica da serpente divertiram e integraram as crianças. Para celebrar a união do grupo, um animado baile de carnaval e um desfile de máscaras fortaleceram ainda mais os laços de amizade.
Todas as atividades ao ar livre foram um verdadeiro sucesso, proporcionando não apenas momentos de diversão, mas também aprendizado e integração entre as crianças. A jornada na pré-escola foi uma aventura inesquecível, repleta de descobertas, amizades e aprendizados que marcarão para sempre a vida dos pequenos.