Durante o mês de maio, foram promovidas vivências pedagógicas significativas que respeitam a infância em sua fase de descobertas, criatividade e sensibilidade, conforme os direitos de aprendizagem da BNCC: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
As atividades começaram com a confecção de lembranças para o Dia das Mães, abordando o afeto e a diversidade dos arranjos familiares, incentivando o respeito às diferenças. A literatura infantil esteve presente com histórias como João e o Pé de Feijão, que inspirou a germinação de feijões e registros com tinta, e Os Três Porquinhos, contada com palitoches, promovendo escuta, imaginação e linguagem.
Nas artes, as crianças criaram livremente com giz de cera em papel pardo, exploraram texturas e coordenação motora, e participaram de brincadeiras com papel crepom, balões e caixas com fitas, incentivando o movimento, a curiosidade e a percepção sensorial.
Histórias como Um Amor de Família, É Meu, É Tudo Meu, Cada um com seu jeito… e Elmer, o Elefante Xadrez foram usadas para desenvolver identidade, autoestima, valores como partilha e respeito às diferenças. As crianças produziram autorretratos, colagens, construções coletivas e atividades com medidas corporais, sempre com foco no autoconhecimento e na linguagem visual.
Na oficina de esportes, os estudantes participaram de brincadeiras tradicionais como pega-pega e amarelinha, e praticaram fundamentos de basquete, futebol e atletismo, sempre com aquecimentos, alongamentos e orientação do professor. Também realizaram circuitos motores que estimularam equilíbrio, força, agilidade e cooperação.
Já nas aulas de música, as crianças escutaram e compararam estilos musicais, exploraram sons com o corpo e instrumentos de percussão, desenharam figuras musicais e praticaram flauta doce com notas simples. Também conheceram ritmos nordestinos como baião e xote, com músicas como Asa Branca e Só Quero um Xodó, unindo apreciação musical, cultura e prática instrumental em grupo.
Todas as propostas foram pensadas para reconhecer a criança como sujeito de direitos, criadora ativa de suas experiências e protagonista no processo de aprendizagem, por meio do brincar, do cuidar e da interação com os outros e com o ambiente.




