“A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.”

Oscar Wilde

PROGRAMA EDUCAÇÃO INFANTIL

Creche São Francisco: atendimento até 30 crianças de 04 meses a 02 anos de idade em turno integral.

Escola de Educação Infantil São Francisco: atendimento até  220 crianças de 03 a 05 anos de idade, em turno integral e parcial.

OBJETIVOS

  • Estimular, continuamente,  o desenvolvimento e aperfeiçoamento da identidade e autonomia das crianças;
  • Proporcionar às crianças a vivência das mais variadas formas de expressão da linguagem explorando a forma lúdica;
  • Valorizar a diversidade desenvolvendo atitudes de respeito, ajuda e colaboração entre os sujeitos da escola;
  • Integrar o educar e o cuidar, visando a formação integral da criança;
  • Proporcionar às crianças uma rotina diária que promova o desenvolvimento e a aprendizagem, tendo como eixos organizadores o currículo previsto nos referencias curriculares nacionais e as especificidades localizadas nas informações da comunidade, bem como expressas pelas crianças;
  • Incentivar as crianças para que desenvolvam uma imagem positiva de si, conhecendo progressivamente suas próprias habilidades, valorizando hábitos de cuidado com a saúde e o bem-estar;
  • Proporcionar momentos de reflexão e integração entre pais, filhos e escola de forma a valorizar a infância, a instituição e a família;
  • Conhecer diferentes manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação;
  • Oferecer uma alimentação adequada para o desenvolvimento saudável das crianças;
  • Disponibilizar, sempre que necessário e possível, o atendimento a crianças com necessidades especiais;
  • Oferecer espaços de interação para que as crianças ampliem suas relações sociais, aprendendo a manifestar-se diante do grupo, sendo co-participe na promoção e no respeito às normas de convivência necessárias ao bom convívio escolar;
  • Implementar no trabalho didático uma metodologia com suporte em projetos de trabalho;
  • Vivenciar a avaliação formativa de forma a contribuir com o desenvolvimento das crianças e com a práxis pedagógica;
  • Conduzir a gestão pedagógica da escola através da participação da comunidade escolar;
  • Considerar crianças e famílias como sujeitas de direitos legítimos e como protagonistas de sua história e da história da coletividade, que podem e deve participar das decisões sobre sua vida, a de sua comunidade e da sociedade.
  • Valorizar os profissionais da Escola através da formação continuada a fim de que possam aprimorar continuamente seus conhecimentos com vistas ao bom desenvolvimento do trabalho docente;
  • Sensibilizar os sujeitos envolvidos para os valores universais, sendo capazes de manifestarem-se de forma contrária a toda forma de preconceito e discriminação;
  • Promover o respeito às diferenças culturais, religiosas e sociais.
    Promover junto aos pequenos aprendizagens científicas pertinentes a esse nível de escolaridade;
  • Zelar pela garantia dos direitos das crianças e do grupo familiar.
    (Projeto Político Pedagógico 2016-2018, Regimento Escolar e Proposta Curricular da Educação Infantil.

(PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 2016-2018, REGIMENTO ESCOLAR  E PROPOSTA CURRICULAR DA ED. INFANTIL)

A infra-estrutura consta de salas específicas com ambientes pedagógicos, buscando contemplar todas as áreas de linguagens a ser desenvolvidas, além dos espaços externos, como pracinhas, campinho, Ginásio Esportivo, Sala de TV, Dança, Sala de Informática e Biblioteca.

 

 

PROGRAMA CIDADANIA- PROCID

Apoio Escolar, Oficinas Pedagógicas e Inclusão Produtiva – Atende crianças e adolescentes de 06 a 13 anos em turnos alternados com a Escola.

OBJETIVOS

  • Oferecer diversidade de conhecimentos e vivências por meio das Oficinas Pedagógicas, a fim de contribuir na formação integral dos educandos;
  • Desenvolver temáticas de aprendizagem onde seus integrantes possam ter uma forma sistemática de práticas democráticas de convivência;
    Auxiliar na formação pessoal, através da promoção de uma educação humanista e democrática; 
  • Contribuir na formação de cidadãos tolerantes, respeitadores das diferenças, solidários e capazes de valorizar a vida. (Plano de Atendimento 2016 – 2018, página 21).

PROCID Manhã: Atendimento a crianças do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, em turno inverso da Escola , organizado em 02 grupos de acordo com a idade e ano escolar. A oficina oferecida foi a Oficina de Dança, onde se aprendeu diversos ritmos de dança enfatizando a Dança Gaúcha, tradicional de nosso Estado. Como disciplinas extras foram oferecidas  as disciplinas de Educação Artística, Ed. Física e Contação de histórias.

PROCID Tarde: Atendimento a crianças do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, em turno inverso da Escola, organizado em 02 grupos de acordo com a idade e ano escolar. As oficinas oferecidas foram Oficina de Esportes e Oficina de Dança, prevalecendo o futebol e os ritmos de dança enfatizando a Dança Gaúcha. Como disciplinas extras foram oferecidas as disciplinas de  Educação Artística, Ed. Física e Contação de Histórias.

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Programa Família Cidadã – FACID

OBJETIVOS

  • Atuar no campo da orientação, serviço de caráter preventivo e protetivo, apoio e acompanhamento às famílias da comunidade;
  • Proporcionar uma ação de impacto na área de abrangência da SOCREBE, promovendo o desenvolvimento social local, contribuindo para formação da prática da cidadania; 
  • Fortalecer os vínculos familiares e a defesa, promoção do direito à convivência familiar e comunitária, contribuindo na melhoria da qualidade de vida. 
  • Repassar aos educadores aspectos significativos que possam auxiliar no trabalho educativo.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Mães da comunidade receberam orientação e atendimento, através de grupo de convivência, no qual desenvolveram trabalhos manuais e artesanais, como estratégia de fortalecimento de vínculos sociais e familiares.

APOIO FAMILIAR – Programa FACID

Famílias da comunidade receberam acompanhamento e orientação, através de encaminhamentos e atuação preventiva, assegurando os direitos sociais e evitando a violação dos direitos das crianças e adolescentes e suas famílias.